terça-feira, 18 de setembro de 2012

“Un gran amor es El alma misma de quien ama”

Montevideo é uma cidade romântica, perfeita pra se ir a dois: cheia de restaurantes com meia luz, cenários bonitos, ruas tranquilas, segurança pra passear de mãos dadas..
Montevideo é um ótimo exemplo de paisagismo urbano. Muitas praças, parques, canteiros.. todos, absolutamente todos, bem cuidados. As gramas sempre aparadas, muitas palmeiras e árvores altas, flores, flores, flores! Fora a quantidade de parquinhos e campos de futebol que existem espalhados por essas praças. Lá tem uma lixeira a cada 100 metros e o lixo está dentro dela, assim como deveria ser. A cidade, por ser pequena pra quem está acostumado com São Paulo, tem um ar agradável de interior.
Avenida 18 de Julio é a mais extensa da cidade. Pra entender o significado dela em termos de importância é só comparar com a Avenida Paulista, em São Paulo.
Plaza Independência é a principal praça de Montevideo, onde desemboca a Av. 18 de Julio. Seria o equivalente à Praça da Sé de São Paulo, só que bem melhorada. Ampla, com chafarizes, um imponente monumento no centro, bancos frequentados por famílias inteiras, jardins bem cuidados e no entorno ficam os prédios do governo e o Teatro Solís .
Ciudad Vieja é um bairro incrível. Seria o mesmo que a região do centro/Augusta de São Paulo. Badalada cultural e gastronomicamente. Você vai andando pelas travessas e encontra uma feirinha de artesanato aqui, outra ali. A via principal é somente para pedestres, as travessas são de trânsito de carros.
As ramblas são como os calçadões do Rio de Janeiro, a diferença é que a orla não é marítima. Montevideo é banhada pelo Rio de la Plata. Então, pensa, uma cidade com clima de praia só que sem aquele cheio de maresia ou o calor do mormaço. Perfeito! Era uma delícia andar por ali. As pessoas pescam, andam de bicicleta, skate e  patins e os namorados tomam mate (o chimarrão dos gaúchos). Famílias inteiras! Só que venta muito, muito mesmo. 
Playa Ramirez é uma das praias de Montevideo. Sim, isso mesmo, praia com areia, cadeirinha e tudo o mais. A única diferença é que a água é doce! Achei a organização da área muito boa, sabe. Super sinalizada, cheia de lixeiras e muito agradável. Uma coisa curiosa que eu reparei é que os montevideanos sentam de costas para a água, portanto, de frente para a rambla/rua. A outra praia, maior, é a Playa de los Pocitos. Lá ficam as barraquinhas e o Iate Club.
Parque Rodó, em homenagem ao ensaísta José Enrique Rodó, é como se fosse o Parque do Ibirapuera em São Paulo. O maior da cidade, muito agradável, com lagos, chafarizes, mesas de xadrez, bancos e até um ponto de pedalinhos! No centro do parque tem uma grande escultura com versos de Rodó, muito bonito! 
http://dicademulherzinha.wordpress.com/2010/04/06/montevideo-parte-1/

Nenhum comentário:

Postar um comentário