segunda-feira, 17 de setembro de 2012

http://wikitravel.org/


Eletricidade

A tomada típica em Montevidéu é de 3 pinos alinhados. Os aparelhos brasileiros com plugs no antigo padrão podem ser conectados sem problemas. Para os aparelhos com plugs atualizados, leve adaptadores, mas tome cuidado pois o neutro e um dos pinos são invertidos, o que pode causar danos ao seu aparelho. Conecte-os sempre a uma tomada normal de dois pinos redondos (tipo C), padrão europeu ainda em uso por lá... Além disso, as tomadas são todas 220V e, por usarem 50Hz, relógios elétricos dão diferença de uma hora a cada 6.

Internet

Ao contrário do Brasil, a internet no Uruguai é bem mais popular. Você tem vários hots spots gratuitos ao redor da cidade. Tem no Aeroporto de Carrasco, Rodoviária de Tres Cruces e hotéis de modo geral. Os bares e restaurantes podem ser localizados em grande quantidade com o símbolo wi-fi nas suas vidraças. A velocidade encontrada e testada foi por volta de 3Mb, com ping por volta de 41ms. Portanto, não deixe de levar o seu notebook ou netbook na sua viagem ao Uruguai.

De bicicleta

As ruas da cidade não têm ciclovias, o que pode dificultar o passeio para conhecer a cidade de bike, ainda mais porque o trânsito na cidade é muito intenso nos dias de semana. No entanto, há vários parques onde é prazeroso pedalar. Além disso, andar de bicicleta nas Ramblas (avenidas com calçadões largos que seguem ao lado do rio da Prata) de Montevideu é uma delícia. Você aluga uma bicicleta em alguns Hoteis ou Hostels. Não são muito caras e vale a pena.

A pé

  • Andar a pé por Montevidéu é prazeroso, pela beleza da arquitetura.
    • Pegue um ônibus até o Terminal Tres Cruces e saia andando.
    • De preferência, caminhe pela Boulevard General Artigas, avenida de inúmeras construções bonitas, seguindo por ela até chegar no Parque Rodó. Continuando mais, chega-se ao Parque de las Instrucciones del Año XIII. Bem perto dele, encontra-se um Shopping. A caminhada pode continuar pela beira do Rio, onde existe uma calçada parecida com a que tem em Ipanema e chegar até a Avenida Herrera (local bom de bares e baladas). Subindo pela Avenida chega-se ao Shopping Montevideo. Percurso aproximado: 8 km.
    • Outra opção, do Terminal pro Estádio Centenário. Pegar a Avenida Italia até a Avda. Navarro. Nela, à direita após uns metros se observará o Centenário, possui um museu. Percurso aproximado: 1 km.
    • E para finalizar, do Terminal até a Praça Independência. Descer pela Bvar. Gral. Artigas até a Avda. 18 de Julio. Ir se deleitando com os comércios e o frenético movimento desta Avenida, onde aprecia-se a Biblioteca Nacional, a Universidad de la República, etc. Continuar até a Puerta de la Ciudadela, na Plaza de la Independencia. Percurso aproximado: 6 km. No entanto, lembre-se: nos dias de semana, o centro antigo da cidade é como o de qualquer grande cidade brasileira: motoristas estressados, trânsito intenso e barulhento e muito, muito escapamento de gás carbônico dos carros e ônibus. As ruas e as calçadas do centro, infelizmente, são sujas. Nas calçadas das ruas transversais, tenha cuidado para não pisar em cocô de cachorro a cada dez metros.
    • Reveillon

      Os uruguaios comemoram de forma diferente a virada do ano. As festas iniciam-se logo no início do dia, por voltas das 10 da manhã. As festas durante o dia são no meio da rua, vale a pena comemorar na Ciudad Vieja, ali na rua Bartolomé Mitre. Essa rua possui vários bares que fecham as ruas e fazem uma ótima festa. Mas fique esperto, as festas terminam às 19h.
      Depois disso todo o comércio estará fechado e as pessoas irão para casa passar a virada com sua família. Sugestão: Vá para a praia de Pocitos, lá é um bom local para a virada. Não estranhe se a praia estiver vazia, os uruguaios só aparecem perto da meia-noite. Depois da virada, o ideal é ir para as boates por Pocitos, mas fiquem atentos que elas só abrem a partir das 2 da manhã.

      Free Shop

      Dê preferência para as compras na saída de Montevidéu, caso esteja com reais. O valor da conversão observado reais/dólar é muito mais vantajosa no Aeroporto de Carrasco, inclusive é mais vantajosa do que comprar em dólares, porque o valor que pagamos em reais convertidos ficou bem abaixo do dólar turismo praticado no Brasil. Já os preços das mercadorias em dólar são os mesmos praticados nos free shops dos dois paises, porém, a variedade de produtos no Aeroporto de Guarulhos, por exemplo, é muito maior.
      A empresa Pluna está praticando free shop a bordo. Os preços de algumas mercadorias estão mais baixos em dólar, porém, o valor da conversão dólar/real, caso paguem em reais, é muito desvantajosa para quem paga na moeda brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário