segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cultural

Mesmo com 3 milhões de habitantes, Montevideo é considerada pequena. Sua região central pode até ser visitada por um dia e meio mais ou menos. A praça da Independência é como se fosse o primeiro ponto do tour cultural pela cidade, lá temos o Palácio Salvo - é considerado um dos mais altos da América Latina - com seus 105 metros .

Ainda na Plaza Independência você dá de cara com o memorial do herói do país: José Artigas. Foi ele um dos grandes responsáveis pela luta de independência do Uruguai em 1825.

Muita gente vai até a praça mas não chega a entrar no memorial, gratuito, no subsolo. Vale a visita, pois lá, além de ser tudo muito bem construído e bonito, dá para saber um pouco mais sobre a história do Uruguai.
Seguindo para a direção do porto, passa-se pela Porta de La Ciudadela, parte da antiga muralha existente antes da independência. A partir dela, começa o paseo Sarandí, conhecido calçadão central da cidade.
Mas antes de se embrenhar rumo ao mar, faça uma visita ao Teatro Solís, o teatro nacional do país. Construído em 1856, o edifício é uma das jóias do Uruguai, todo reformado e utilizado praticamente todas as noites para espetáculos dos mais variados (de ópera até peças de teatro).
Há visitas guiadas de terça a domingo, pelo valor módico de 20 pesos (em espanhol) e pasmem, 40 pesos em inglês e português! Se você estiver por lá numa quarta feira, o tour é gratuito. Dê uma olhada no site deles para mais informações de horários:
http://www.teatrosolis.org.uy/hnnoticia.cgi?145,42,0,0,,0




Os prédios anos 20, com fachadas trabalhadas e um certo ar de decadência reinam por toda a rua Sarandí, local onde também se encontra a feirinha de antiguidades Plaza Matriz.
Não sou maior fã desse tipo de compra, mas as plaquinhas de carros antigos me pegaram.
Obs1: O caminho até o Mercado nos finais de semana é meio vazio, a medida que você chega na região portuária. Tente ir para lá até umas 16h. Depois das 17h tudo fica meio vazio e dá um pouco de aflição.
Obs2: Indo para o centro, de taxi ou ônibus, pare no ponto da Plaza Independência e depois faça tudo a pé. As distancias são bem pequenas.
Obs3: É no passeio Sarandi que você encontra as melhores cotações de casas de câmbio. Só não bobeie com muito dinheiro, porque região central é região central…


Nenhum comentário:

Postar um comentário