Montevideo é a capital e maior cidade do Uruguai. É também a sede administrativa do Mercosul. Localiza-se na zona sul do país, às margens do rio da Prata. É a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida e se encontra entre as 30 mais seguras do mundo.
Montevideo se encontra em uma zona geográfica caracterizada como principal rota de exportação de cargas do Mercosul. Conta com uma baía ideal, que forma um porto natural, o mais importante e mais movimentado do país.
Localiza-se na margem oriental (leste) do Rio da Prata (Río de la Plata) com 67 quilômetros de costa.[4] Montevidéu tem um clima temperado com média anual de 13 °C. O inverno é muito vento, úmido e nublado. O Verão é quente e úmido, com pouco vento. No inverno, há muitas vezes uma rajada de ventos gelados e relativamente seco continental massas de ar polar com ventos frios negativos, que afetam a tranquilidade da cidade. No verão o calor pode ser embaraçoso quando uma tempestade se aproxima, por outro lado, quando o tempo está bom sopra um arrefecimento moderado durante as noites.
A menor temperatura registrada é -5,6 °C, enquanto a mais elevada é 42,8 °C. Neve é um incidente isolado na cidade, embora tenha havido um pouco de neve na região metropolitana, granizo é uma ocorrência frequente durante o inverno.
Apesar de não ter tantos prédios com arquitetura esplendorosa como Buenos Aires, que lembram Paris, Montevidéu é uma cidade bastante interessante para turismo, com a maior parte de seus pontos turísticos podendo ser percorridos à pé. Montevidéu conta com construções antigas de grande interesse, como o Palácio Salvo e Teatro Solís, além de gastronomia boa e barata. Por ser uma capital relativamente pequena e estar próxima ao Brasil, o turismo em Montevidéu pode até ser feito em um “final de semana prolongado”. Dois dias inteiros (tirando o dia da chegada e da partida) já são suficiente para desfrutar o turismo em Montevidéu.
Alguns dos pontos turísticos mais interessantes em Montevidéu incluem:* Plaza Independência.* Palácio Salvo (já foi o maior prédio da América do Sul).* Teatro Solís.* Portal da Cidad Vieja.* Cidad Vieja.* Catedral Metropolitana.* Mercado do Porto.* Palácio Legislativo.* Estádio Centenário.* Ramblas.
Saindo-se da Plaza Independência, pode-se entrar na Cidad Vieja por um Portal, que é o que sobrou de uma muralha, derrubada em 1829, que protegia a antiga Montevidéu. A partir do Portal, seguindo-se pela rua Sarandi, passamos pelo famoso restaurante La Corte e pela Catedral Metropolitana. Ao chegar à rua Perez Castellano, pode-se dobrar à direita e seguir até o Mercado do Porto, famoso ponto turístico com várias opções gastronômicas. Após comer no Mercado do Porto, pode-se fazer a digestão caminhando por uma das ramblas, como são conhecidos os calçadões ao longo da orla, ou visitar o Palácio Legislativo, que também não está muito longe do local.
Outro ponto turístico de interesse é o Estádio Centenário, construído para a primeira Copa do Mundo em 1930, vencida pelos anfitriões uruguaios. Apesar do Estádio Centenário estar envelhecido, é uma parte importante da história do futebol.
Outro ponto turístico de interesse é o Estádio Centenário, construído para a primeira Copa do Mundo em 1930, vencida pelos anfitriões uruguaios. Apesar do Estádio Centenário estar envelhecido, é uma parte importante da história do futebol.
Algumas opções de restaurantes em Montevidéu incluem:
* La Corte - Sarandi 586 - Plaza Matriz na Cidad Vieja.
* La Vaca Parrilla - rua 26 de Marzo, 3 572.
* Tandory - Ramon Masini esq. Libertad, Montevideo 11300.
* Francis - Luis de la Torre 502.
* Fun Fun, atrás do Teatro Solís.
Dentre os pontos turísticos citados, apenas o Estádio Centenário está um pouco mais afastado, porém ainda assim é possível caminhar até ele à pé. Na Plaza Independência está localizado o Palácio Salvo, um belo edifício inaugurado em 1925 que já foi o maior da América do Sul. Próximo ao Palácio Salvo está o Teatro Solís, inaugurado no ano de 1856, no qual é possível fazer visitas guiadas em horários determinados.
À noite as opções para o turista incluem algum dos cassinos da cidade, como o no Radisson Victoria Plaza, restaurantes, e os “boliches” (como são chamados às boates) que se localizam principalmente na Av. Dr. Luis A De Herrera.
* Don Peperone, ao lado do Montevido Shopping na Av. Dr. Luis A De Herrera.
Além dos restaurantes citados, é imperdível comer no Mercado do Porto, com suas muitas opções de carnes e frutos do mar. Uma bebida típica é o “medio y medio” no restaurante Rol2, mistura de vinho branco com espumante.
COMPRAS EM MONTEVIDEO !
A avenida 18 de Julio, a principal de Montevidéu, apresenta várias opções para compras, destacando-se as lojas de roupas de couro. Pela avenida 18 de Julio também chega-se à Plaza Cagancha, onde está localizado o Mercado de los Artesanos, ótima opção para compras típicas.
Aos domingos realiza-se a mais famosa feira de Montevidéu, a Tristán Narvaja, no bairro Cordón. Pode-se chegar a essa feira a partir da avenida 18 de Julio. Apesar de ser a mais famosa, trata-se mais de uma feira de alimentos, quinquilharias e produtos piratas. Talvez uma melhor opção seja a Villa Biarritz, com produtos de melhor qualidade, realizada aos sábados nas ruas Ruas José Ellauri, Leyenda Patria e José Vázquez Ledesma.
besos,
Soph
Soph
Nenhum comentário:
Postar um comentário