segunda-feira, 17 de setembro de 2012

http://jednopivo.wordpress.com/2010/03/23/montevideu-listinha-pre-viagem/

"PASSEIO DE DIA
Andar:
- Não deixe de apreciar o Pôr do Sol ao longo das Ramblas à beira do Rio da Prata.
Ciudad Vieja – Passe pela Puerta de la Ciudadela
Calle Peatonal
- Passeie pela Escollera Sarandí, é como se fosse um molios de pesca que adentra o Rio Prata em 500 metros, propciando uma visão maravilhosa da cidade.
Boulevard General Artigas, avenida de inúmeras construções bonitas, seguindo por ela até chegar no Parque Rodó. Continuando mais, chega-se ao Parque de las Instrucciones del Año XIII. Bem perto dele, encontra-se um Shopping. A caminhada pode continuar pela beira do Rio, onde existe uma calçada parecida com a que tem em Ipanema e chegar até a Avenida Herrera (local bom de bares e baladas). Subindo pela Avenida chega-se ao Shopping Montevideo. Percurso aproximado: 8 km.
  – Do Terminal pro Estádio Centenário. Pegar a Av Italia até a Av Navarro. Nela, à direita após uns metros se observará o Centenário, possui um museu. Percurso aproximado: 1 km.
  – do Terminal até a Praça Independência. Descer pela Bvar. Gral. Artigas até a Avda. 18 de Julio. Ir se deleitando com os comércios e o frenético movimento desta Avenida, onde aprecia-se a Biblioteca Nacional, a Universidad de la República, etc. Continuar até a Puerta de la Ciudadela, na Plaza de la Independencia. Percurso aproximado: 6 km.
Visitar:
- carnaval: conhecer os tablados (em vários lugares) e llamadas (desfiles de rua, com bateria e “morenas bailando”) em Palermo
- tomar café na Livraria Yenny, na rambla, quase esquina com Av Brasil
- tomar café no Amaretto (21 de septiembre)
- assistir ao pôr-do-sol no Bar Atlantico, bebendo um drinque e comendo tostados (de miga) de presunto e tomate. Rambla República del Peru 1105 esquina com Guayaquí, Pocitos.
- Fazer uma boquinha no La Passiva, tem várias espalhadas pela cidade. Peça um “frankfurter”, é o cachorro-quente. A salsicha deles é incrível e vem com uma mostarda clara e leve, bem saborosa. Peatonal Sarandí 600 esquina com Juan Carlos Gómez, Ciudad  Vieja.
Praça Villa Biarritz, em Pocito, perto dos cafés, tem feira aos sábados e terça de manhã
- Praças legais: Entrevero (ou Fabini) e Cagancha, na 18 de Julio, a uns 500m de distância uma da outra.
Plaza Independencia, monumento em homenagem ao General Artigas (declarou independência) e o mausoléu onde estão guardados seus restos mortais + Palácio Salvo, erguido em 1927, já foi o mais alto da América Latina
Teatro Solis, perto da Ciudad Vieja, na C Reconquista esquina com Bartolomeu Mitre
  – Plaza Constitución: Catedral Metropolitana e Museo Histórico Nacional, Rincón 437, tel. 598-2 915-1051, de 3ª a 6ª, das 13h30 às 18h30; aos domingos abre às 14h30. Grátis. Além do prédio principal, há outros três.
  – Museo Blanes, Millán 4014, El Prado, com obras de Juan Manuel Blanes e Pedro Figari,
  Jardim Botânico, El Prado
  – Museo de Arte Contemporaneo El Pais – 18 de Julio, 965. Aberto diariamente 16h-20h.
  – Museo Del Automovil – C. Colonia 1251, 6º andar. Aberto seg/sex 17h-21h e Sab/dom 15h-21h. Tem uma coleção de quase 50 carros antigos de diferentes estilos e épocas, inclusive o Delin 1899, o primeiro do Uruguai, e dois Formula 1 de fabricação nacional.
  – Museo Pedagogico José Pedro Varela – Plaza Cagancha, 1175. Aberto seg-sex 9h-19h. Tem antigas mesas e objetos de punição, como o gorro de burro, lengua de trapo, cartazes ofensivos, palmatórias e outros.
  – Museo de La Moneda e Del Gaucho – Av 18 de Julio 998, aberto ter-sex 9h30-12h e 13h30-18h, Sab/dom 16h-19h.
  – Monumento à Diversidade Sexual, erguido em fevereiro de 2005, é um monolito situado na Calle Policia Vieja, entre as praças da Constituição e Independência. Nele se lê: “Honrar a diversidade é honrar a vida – Montevidéu pelo respeito a todo gênero, identidade e orientação sexual”.
  – Estádio Centenário, que pertence a AUF (Asociacion Uruguaya de Fútbol), de históricas tradições.
Jardim Botânico e Jardim Japonês (vá de taxi que lá o taxi é bem barato)
- Barcos semi hundidos no porto perto do Mercado del Puerto, oferecem uma paisagem linda.
Palácio Legislativo, ao fim da Avenida Libertador (Av. Lavalleja) que começa na Plaza Fabini (Av. 18 de Julho)
- Parque Zoológico Lecocq
- Vinícola – Bodega Bouza.  É a melhor, disparado. O restaurante é muito bom e o vinho melhor ainda. Vale a pena visitar, a 20 minutos do centro de Montevideo é uma vinícola artezanal com um menu degustação( 8 tipos de vinho) e um atendimento impecável.
- se for pra visitar bodegas, sugiro a JUANICO, um pouco mais longe de MVD que a Bouza, mas o preço do passeio com degustação é BEEEEM mais barato."
Comprar:
- Troque os reais no centro da cidade, pois lá eles pagam melhor. (Av. 18 de Julio)
  – Feirinha da Praça Constituição, na Cidade Velha, aos sábados. Pequena, com antigüidades.
Mercado de los Artesanos, na calle Paraguay, entre avenida 18 de Julio e Colonia. Funciona de 2a. a sábado, até as 20h.
Los Domingues. Na esquina da rua Paraguay com Colonia fica essa interessante casa de bebidas, doces e temperos, ótima para comprar vinhos excelentes bem mais baratos que nos restaurantes, além de doces, como o turrón espanhol (U$ 95 = R$8 a barra de 150g).
Cutelaria Montevidéu, na praça Independencia 832, com jaquetas diversas; peças personalizadas em 24h. Tel. 598-2 901-6226.
Feira de Tristán Narvaja, a céu aberto, com comidas, antigüidades e lembranças. Na verdade é um misto de feira-livre, brechó, sebo, antigüidades, quinquilharias e até mesmo animais vivos (galinha, coelho, peru, gato, cachorro e outros bichos de pena). Aos domingos de manhã, na rua de mesmo nome e imediações. As lojas da rua podem ser até mais interessantes. Vá antes do meio dia, pois depois ela fica lotada e se pretende comprar alguma coisa legal com certeza a maioria delas ja terão acabado.
Shopping Punta Carretas, o mais completo, José Ellauri 350, entre Solano García e García Cortinas.
Manos del Uruguay. Lojas de roupas de lã feitas à mão, com muita coisa bacana. Tem nos shoppings e no Mercado del Puerto.
Av. 18 de Julio (roupas de couro): Artéria comercial da cidade, reúne a maior e mais conveniente oferta de roupas e objetos de Montevidéu. Se o objetivo é encontrar bons artigos em couro, a 18 de Julio é o melhor destino, com lojas do gênero concentradas especialmente no trecho em que a avenida se aproxima da Ciudad Vieja
Villa Biarritz O foco aqui é a moda feminina a ótimos preços. Menos caótica e diversificada, porém com produtos em geral de melhor qualidade do que os de Tristán Narvaja, os quiosques de Villa Biarritz apresentam os elementos obrigatórios de qualquer feira do país (frutas, verduras, doces e queijos), mas o público está atrás mesmo é de novidades para o guarda-roupa e para a casa. Ruas José Ellauri, Leyenda Patria e José Vázquez Ledesma, todos os sábados, das 9h às 15h.
Parque Rodo: “Concorrente” da feira de Tristán Narvaja, já que também acontece aos domingos, é outra boa oportunidade de encontrar roupas e presentes. Oferece o adicional de ter como moldura o principal parque da cidade e seu emblemático lago, o que no verão –quando Montevidéu passa fácil dos 30 graus– não é um detalhe a desprezar. Todos os domingos, das 9h às 15h.
- Às margens do rio da Prata, o viajante logo encontra um caminho demarcado, que contorna uma imensa loja de produtos artesanais com a marca “Hecho Acá” –sobretudo objetos decorativos, brinquedos e roupas.
Regiões:
Pocitos: O bairro mais moderno e hippie da cidade onde se encontram os melhores cafés e restaurantes. É onde está um dos maiores shoppings, o Montevideo Shopping na Avenida Dr. Luis A. de Herrera. Na frente, tem uma praia linda para relaxar tem até partidas de futebol.
Palermo – Bairro Sul: esses bairros são os lugares tradicionais onde a comunidade afro viveu nos famosos “conventillos”. Ao longo da Isla de Flores acontece a festa mais popular do Uruguai chamada “Las Llamadas” que acontece na primeira sexta feira de fevereiro. Mas ainda pode ver “candombe” todos os finais de semana nas ruas!
- Rambla: 20 km de calçadão à beira-mar. Em Palermo, Pocitos, Buceo e Punta Carretas, é possível pegar uma praia também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário